Certidão de Inteiro Teor e Breve Relato – quais são as diferenças

Você sabe quais são as diferenças entre Certidão de Inteiro Teor e Breve Relato?

Se deseja solicitar dupla cidadania, é fundamental que tenha conhecimento quanto a isso. Caso escolha a opção errada para apresentar no consulado, seu processo pode sofrer com atrasos.

Hoje, vamos esclarecer todas as suas dúvidas no assunto. Acompanhe o texto a seguir para entender para que servem e quando cada uma é necessária.

 

O que é certidão de inteiro teor?

A certidão de inteiro teor contém todas as informações presentes no livro de registro, como:

  • Dados de quem declarou registros;
  • Data de registro;
  • Horário do nascimento ou óbito;
  • Dados de testemunha (se houver).

Por conter todos os detalhes, é comum que tenham erros ortográficos.

Geralmente, é pedida para fins específicos como processo de dupla nacionalidade e financiamento de imóveis.

Vale lembrar que, se for usada para processo de solicitação de cidadania, deverá passar por retificação de documentos (caso tenha algum erro).

 

Tradução de documentos

 

O que fazer com certidões com erros?

Não se desespere, é comum no Brasil algumas certidões apresentarem erro, principalmente as mais antigas. Às vezes, um número ou uma letra acabam fazendo uma diferença enorme e existe uma forma de corrigir com a retificação de certidão.

O processo consiste em corrigir o problema apresentado e solicitar uma nova certidão. Converse com uma empresa especializada para entender mais e buscar as orientações.

A 4 Doc pode te auxiliar a realizar a retificação de documentos. Entre em contato e solicite um orçamento o quanto antes.

 

Quem é responsável por emitir a certidão de inteiro

A certidão de inteiro teor pode ser solicitada em cartório, mas o processo é mais demorado e um pouco diferente de uma certidão simples. Primeiramente,  você precisa preencher um formulário e reconhecer firma. Caso more longe da cidade em que inicialmente foi registrado, poderá solicitar pela internet.

Outra opção (a que recomendamos), é contar com uma empresa parceira, capaz de facilitar a vida de quem precisa emitir, já que passará todo o conhecimento necessário para a emissão.

 

Qual a diferença entre certidão de inteiro teor e breve relato?

A certidão de inteiro teor contém todos os detalhes referente ao dia do registro. Já no breve relato, é feito um resumo com as informações existente no livro de registro.

Alguns exemplos de certidão simples:

  • Emitidas em um cartório de registro civil para fins de nascimento ou casamento;
  • 2ª via Atualizada;

 

Por que no processo de cidadania é pedida a certidão de inteiro teor?

Em algum momento, você pode ter feito esse questionamento e nós vamos explicar.

Como no breve relato algumas informações importantes são omitidas, o consulado pode acabar não recebendo tudo que é necessário para dar andamento no processo. Um exemplo de dado cortado é quantas vezes a pessoa foi casada.

 

 

Qual o valor de uma certidão de inteiro teor?

Não existe um valor fixado para se emitir uma certidão de inteiro teor. Cada estado ajusta um custo médio para essa solicitação. Em São Paulo,  cobra-se aproximadamente R$60,00.

Em uma solicitação online, o valor pode ser maior e por isso vale muito a pena uma pesquisa entre sites de cartório e os cartórios da sua região para analisar qual tem melhor custo-benefício.

Se você deseja um orçamento de tradução juramentada, entre em contato com a nossa equipe!

Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais.

Compartilhe essa postagem

Outros artigos